Instituto de Arte Contemporânea apresenta a trajetória de Willys de Castro na exposição “Deformações Dinâmicas” a partir de 25 de agosto

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por meio de esboços, esquemas, partituras, fotografias, poemas e manuscritos – pertencentes ao acervo do IAC – a mostra busca a compreensão do processo criativo e do raciocínio moderno do artista

Depositário do Arquivo Willys de Castro, o Instituto de Arte Contemporânea – IAC – apresenta a rica trajetória deste artista, um dos mais importantes representantes brasileiros dos movimentos Concreto e Neoconcreto, na exposição “Deformações Dinâmicas”, de 25 de agosto de 2012 a 05 de janeiro de 2013. A mostra tem curadoria de Marilúcia Bottallo, museóloga, Doutora em Artes pela ECA/USP e curadora do arquivo pessoal do artista.

Pintor, escultor e projetista gráfico, segundo sua própria definição, Willys de Castro (Uberlândia, 1926 – São Paulo, 1988) envolveu-se em muitos aspectos do fazer artístico, assumindo uma atitude realmente moderna. Willys de Castro pensou e produziu em artes plásticas, performáticas e visuais.

De suas investigações sobre princípios de composição baseados em um tratamento abstrato da forma, surgiu “Deformações dinâmicas”, série de estudos que revelam sua preocupação com geometria e segmento áureo, se atendo bastante à simetria e regularidade das formas quadradas, redondas e triangulares.

A mostra revela um belíssimo e expressivo conjunto de materiais e informações de Willys de Castro, que possibilitam a compreensão do seu processo de criação e do raciocínio moderno do artista. São esquemas, esboços, fotografias, notas, partituras musicais, artigos de jornais e revistas, anotações, manuscritos, datiloscritos e correções, todos pertencentes ao acervo do IAC.

O Arquivo Willys de Castro evidencia a influência recíproca entre a formação do artista e seu meio cultural e acentua sua importância e de sua época no desenvolvimento de um conceito específico de arte extremamente original produzida no Brasil e, mais do que nunca, ‘descoberta’ pelo mundo.

Exposição “Deformações Dinâmicas” – Willys de Castro

Local: Instituto de Arte Contemporânea

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 – 1º andar – Vila Mariana

Telefone: (11) 3255 2009 – Site: http://www.iacbrasil.org.br

Abertura: 25 de agosto, sábado, das 11h às 15h

Período: 25 de agosto de 2012 a 05 de janeiro de 2013

Horário: segunda a sexta das 10h às 20h e sábados das 10h às 16h

Entrada franca

Deixe um comentário