Edição de 25 anos do “Guia Josimar” será lançada nesta segunda-feira, 28 novembro, em São Paulo

Criado pelo crítico gastronômico Josimar Melo em 1992, é o mais antigo guia de restaurantes da cidade

A festa de lançamento será na Casa Jereissati, das 18h às 21h, quando também será lançado o livro “Mari Hirata Sensei” – veja convite anexo e confirme presença em tinyurl.com/guia2017

Acontece na próxima segunda-feira, 28 de novembro, das 18h às 21h, na Casa Jereissati (Rua Jacarezinho 107, Jd. Europa), o lançamento do Guia Josimar 2017 – edição de 25 anos. É o mais antigo guia de restaurantes de São Paulo em atividade, e tem como autor o pioneiro no jornalismo gastronômico Josimar Melo.

A primeira edição de sua série de guias saiu em 1992, lançada pela “Folha de S. Paulo“, como parte das atividades de comemoração dos 70 anos do jornal. O livro, com cem restaurantes, já inaugurava a estrutura que mantém até hoje — classificando os restaurantes por qualidade (de nenhuma a três estrelas), por preço, por tipo de cozinha e outras características.

Depois de passar pelas editoras Siciliano e Ediouro, desde 2000 o guia é lançado pela editora DBA. Nesta edição 2017 estão contemplados 457 restaurantes, ante os cem de 25 anos atrás.

Na edição 2017, quatro restaurantes recebem a cotação máxima (3 estrelas): os brasileiros D.O.M. e Maní, e os italianos Fasano e Vecchio Torino. As principais promoções do ano – restaurantes que sobem para 2 estrelas – abarcam majoritariamente a cozinha brasileira, reforçando uma tendência de valorização da culinária local presente nos últimos anos (leia mais sobre isso na apresentação do Guia, abaixo). São eles Tordesilhas, Jiquitaia, A Casa do Porco, e o italiano Nino Cucina.

Josimar Melo é jornalista e crítico gastronômico da “Folha de S. Paulo”. Completa 30 anos escrevendo sobre gastronomia, tema do pioneiro caderno “Comida” (que criou na “Folha de S. Paulo” nos anos 80), do evento “Boa Mesa” (que lançou em 1995 e dirigiu até 2000), e dos programas de TV “Gourmet” e “O Guia” (pelo National Geographic Channel).

Josimar é também colunista da revista “Prazeres da Mesa” e colabora em diversas publicações no Brasil e no mundo. Ele também é membro do comitê organizador do prêmio World’s 50 Best Restaurants, sediado em Londres.

No evento de lançamento do guia será também lançado o livro “Mari Hirata Sensei“, de Haydée Belda, com receitas da chef radicada no Japão, com quem Josimar celebra uma amizade de 40 anos.

 

GUIA JOSIMAR 2017 – EDIÇÃO DE 25 ANOS

Editora DBA

192 páginas – R$ 30

Festa de lançamento: segunda-feira 28 de novembro de 2016, das 18h às 21h

Local: Casa Jereissati – Rua Jacarezinho 107, Jardim Europa

Sofia Carvalhosa Comunicação

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s