Fratelli Ristorante inaugura na Zona Norte de São Paulo

Fotos: Rodrigo Coca

Espaço dedicado aos prazeres da mesa e do vinho

A zona Norte, ou mais precisamente o bairro Tucuruvi, acaba de entrar para o roteiro da boa gastronomia paulistana. Um moderno point, que agrega: um espaçoso restaurante, um bar completo, com jardim de inverno, pizzaria e ainda uma excelente loja de vinhos acaba de abrir suas portas.

No caminho primordial que leva à Serra da Cantareira, na Av. Nova Cantareira, em localização ideal para sentir o clima ‘serrano’ em plena São Paulo, e sob o nome italianíssimo “Fratelli Ristorante”, o novo empreendimento promete suprir uma falta antes crônica na região – um point gastronômico, flexível, atualizado, arrojado, acessível, e de alta qualidade. Como o próprio nome avisa, a tônica da proposta culinária é nitidamente italiana.

A iniciativa vem de cinco sócios, todos jovens, mas com respeitável experiência no ramo. A cozinha da casa fica aos cuidados do chef, também sócio, Ricardo Di Camargo que já passou por alguns restaurantes como Serafina, Paris 6, Bottega Bernacca e Geiko- San, além de suas passagens pela Itália.

O imóvel tem capacidade para acomodar 180 pessoas e foi todo arquitetado para receber a clientela com conforto, beleza e praticidade. Do salão principal se avista, como numa vitrine, toda a moderna cozinha e que também abriga os dois enormes fornos à lenha da pizzaria, mas que também serão bem utilizados na requintada culinária do restaurante. Na área central fica o bar, com portentoso balcão, com suas máquinas de chopes. Na lateral direita do amplo terreno foi projetado um belo jardim, coberto e envidraçado, abrigando as mesas da área externa.

Logo na entrada, em anexo independente, fica a loja de vinhos da “Grand Cru” (importadora), loja devidamente bem montada, com bom estoque de marcas de vinhos de vários países, e que funcionará também como adega do restaurante Fratelli – podendo o cliente do restaurante escolher os vinhos diretamente nas prateleiras da loja, pedir para ser servido pelo garçom, mas com tudo pelo mesmo custo como se levasse para casa.

image001

Uma variada e bem fundamentada cucina italiana – e muito além da cozinha de cantina

Ricardo Di Camargo compôs o cardápio priorizando certos pratos clássicos da cozinha italiana, a exemplo dos: Spaghetti al Cipriani, em homenagem ao famoso prato criado em Veneza, no hotel Cipriani  (receita a base de cebola, vinho branco e queijo Grana Padano); Ravioli al Prociuto e Muzzarela (massa fresca recheada com mussarela de búfala, presunto Parma e puxado em molho de manteiga e sálvia); ou ainda um tradicional Papardelle al Pesto (massa fresca com molho pignole, manjericão, azeite extra virgem e Grana Padano); mas sem esquecer ainda da Lasagne al Forno (assada em forno a lenha), ou de delícias mais sofisticadas, como o Ravioli de Vitela (massa fresca recheada com vitelo assado no forno a lenha, regado ao seu próprio molho).

As pastas no Fratelli são frescas e preparadas diariamente pela cozinha do restaurante. E com outro diferencial: a maioria das receitas de massas são servidas em porções fartas, que podem ser pedidas e divididas para até quatro pessoas. No mesmo sistema de porções familiares também se destacam os Risotos – nas versões Risoto de Camarão, de Cogumelos e Veggie.

Um cardápio bem conciso de carnes e peixes, ou o ‘secondo piato’ dos italianos, destaca escolhas como, o Entrecote a la Mostarda (contrafilé grelhado ao molho mostarda e fritas); e Vitelo in Crosta Di Pane (filé de vitela empando em farinha de pão com risoto de açafrão); e até a exótica carne de avestruz está presente, com Tagliata de Avestruz (filé da ave grelhado, acompanhado com nhoque de batata doce).

Nos pescados, se sobressaem, Salmão com crosta de quinoa e purê de batata doce roxa, bem como o Linguado Al Piemonte, em porção para duas e para quatro pessoas, (filé de peixe com batatas, aspargos, cenoura e abobrinha ao creme de queijo gratinado em forno a lenha).

image003

Antipasti ou comidinhas de bar

A seleção é saborosíssima e tentadora, e tanto pode ser pedida como entrada, ou antepasto, como ser apreciada para acompanhar um drinque ou um vinho, como petiscos para a hora do bar.

Crostini Di Sofia – Pão italiano tostado coberto com mussarela de búfala derretida e presunto Parma; Carpaccio Malatesta – Filé mignon black angus cortado  em finas fatias com molho trufado , mine salada e lascas de grana padano; ou CALAMARI -Anéis de lula crocantes servido com molho de tomate levemente picante, são algumas das muitas escolhas para começar ou simplesmente aperitivar. Há também um elenco de saladas, do qual é impossível não destacar a criação especial do chef Di Camargo: Argula e Fileto – com rúcula baby, tiras de um suculento filé mignon, tomate em cubos e queijo Grana Padano.

Além disso, o bar da casa conta com um profissional, o bartender Bandeira, que já atuou em diversas casas paulistanas, para preparar os mais variados coquetéis, clássicos ou criativos.

Confeitaria para finos paladares

Para arrematar o banquete, ou mesmo para acompanhar o delicioso café expresso da casa (Illy), as opções vão do tradicional Tiramissu, e passam pela Torta de Mele (torta de maça com sorvete e chantilly), entre outras clássicas, mas também trazendo novidades, como Frutas da Estação, com creme Zabaione e gratinadas ao forno à lenha, e ainda os autênticos Churros recheados com doce de leite.

A vera Pizza – mas também a pizza d’autore

Uma verdadeira embaixada italiana, como o novo Fratelli Ristorante, e com fornos de lenha tão priorizados, não poderia esquecer a paixão paulistana pelas pizzas. E assim, caprichou no item, que poderá ser apreciado todas as noites na casa.

A lista para a escolha é longa e além dos clássicos, Margheritta, Calabresa ou Prosciutto Crudo, o chef testou criações expressivas, a exemplo: Pizza de Aspargos e Brie; Pizza Provençal, com berinjelas e abobrinhas marinadas, molho de tomate e mussarela, e a Pizza de Shitake e Cebola Roxa, entre outras.

Serviço:

Restaurante Fratelli Ristorante

Avenida Nova Cantareira, 3381.

Telefone: 3090-9944

Um pensamento sobre “Fratelli Ristorante inaugura na Zona Norte de São Paulo

Deixe um comentário