Cesar Campiani Maximiano inaugura o Centro Histórico Overlord em São Paulo

O Centro Histórico Overlord, inaugurado há dois meses, concentra mais de 600 livros sobre história militar e abriga mostras e palestras sobre o tema. No próximo sábado, 19/7, o local sediará o 1º Encontro de Reencenadores, que contará com homens uniformizados de soldados, marinheiros e aviadores, exposição de jipes e carros da década de 40 e, em parceria com a Minha Avó Fazia Rotisseria, será servido um prato inspirado na refeição de soldado nos dias de folga: sanduíche de presunto tostado com maple, coca-cola de garrafinha e café no coador.

A Vila Romana foi o lugar escolhido para alojar o Centro Histórico Overlord, um espaço que oferece exposições, livraria, palestras, cursos livres, debates e lançamentos de livros voltados a Segunda Guerra Mundial, história militar, aviação e história em geral. A proposta do proprietário e professor Cesar Maximiano é aproximar os interessados na história de uma forma interativa, fazendo com que os visitantes adquiram conhecimento sem explorar todo o rígido lado acadêmico.

imagem_release_241262

Todos os detalhes foram muito bem pensados antes do CHO ganhar vida, desde o local escolhido, uma casa dos anos 40, cores aplicadas nas paredes, acessórios e quadros que marcaram os grandes momentos históricos. O espaço físico do CHO contém uma sala de exposições dispondo de avançada concepção museológica, onde são expostos manequins com uniformes de época, uma livraria, e uma sala destinada para as palestras, debates e cursos. Overlord foi o nome escolhido para denominar a complexa operação de desembarque na Normandia realizada em junho de 1944. Ao adotar esta palavra em seu próprio nome, o CHO presta homenagem à geração que derrotou o totalitarismo neste episódio emblemático dos dramas políticos e estratégicos do século XX.

A livraria do Centro Histórico Overlord conta com uma seleção de livros criteriosamente estabelecida, oferecendo títulos de diversas editoras internacionais e nacionais cujas publicações versam sobre o tema da tecnologia da aviação, história naval, história dos blindados e das experiências pessoais de combatentes de diversos conflitos. Os temas de política, liderança e estratégia são também contemplados no acervo de livros.

imagem_release_241269

O CHO foi concebido pelo professor Cesar Campiani Maximiano, que lecionou história das Relações Internacionais e história dos Estados Unidos na PUC/SP; além de ter sido professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, onde desempenhou a função de professor de estratégia e história militar. Autor deBarbudos, Sujos e Fatigados (Grua Livros, 2010) e Brazilian Expeditionary Force in World War II(Osprey Publishing, 2011), Cesar complementa “Mais do que simplesmente uma livraria, o CHO surge como um espaço dedicado à difusão do conhecimento sobre a história que visa aproximar os leitores de suas áreas de interesse de forma interativa, combinando as leituras com uma série de oficinas, palestras e cursos voltados para os temas contidos no catálogo de livros.”

Centro Histórico Overlord

SITE: http://centrohistoricooverlord.com.br/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/centrohistoricooverlord

Rua Caio Graco, 466 – Vila Romana São Paulo

Aberto de terça a sábado, das 14h às 19h

 

3 pensamentos sobre “Cesar Campiani Maximiano inaugura o Centro Histórico Overlord em São Paulo

  1. Sensacional!Meu Pai foi expedicionário,e participou da tomada de monte Castelo.
    Já li muito sobre as obras de Campiani,é exatamente como meu Pai contava.
    Fiquei impressionado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s