Cunha apresenta sua 4a Festa Gastronômica da Truta

prato de truta com purê de abóbora e amendoas

Cidade serrana abre as portas de seus trutários e demonstra como são produzidos e manipulados os peixes

A quarta edição da deliciosa Festa Gastronômica da Truta será aberta neste sábado, 17 de maio, na Estância Climática de Cunha, município a 230 quilômetros de São Paulo, entre as Serras da Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar. Até 8 de junho, os restaurantes da cidade preparam pratos especiais com o peixe e, nos trutários, os visitantes podem conhecer o processo de produção, abate e preparação para comercialização. De quebra, duplas sertanejas locais apresentam a já tradicional roda de viola do projeto Violeiros de Cunha.

Originada dos Estados Unidos e Canadá, a truta é um peixe da família do salmão que se dá bem em rios de regiões montanhosas do sul e do sudeste do Brasil, especialmente na paulista Cunha, que conserva a maior reserva de Mata Atlântica do país, com suas cachoeiras, rios de águas cristalinas e riachos que correm sobre pedras emolduradas por ipês, manacás, quaresmeiras, sibipirunas…

Aliás, se a água de seu habitat não for cristalina, fresca e pura a truta não sobrevive. A 4ª Feira Gastronômica da Truta por si só, portanto, garante que em Cunha a natureza está quase intocada. A estação climática situa-se a 45 km de Paraty (RJ) e à mesma distância de Guaratinguetá (SP). A cidade se constituiu em torno da antiga última parada dos tropeiros que percorriam a Estrada Real antes de chegar ao porto de Paraty. Hoje Cunha é um pedaço de sossego e ar puro repleto de pousadas aconchegantes, ateliês de cerâmica artística, restaurantes que cultivam receitas saborosas à bases de pinhão, cogumelos shiitake e, claro, trutas…

Conheça os trutários da região. Eles estão abertos à visitação e consumo em todos os finais de semana. Na abertura da 4ª Festa Gastronômica da Truta, no dia 17 de maio, às 14h e às 16h, apresentarão o processo de produção, abate e manipulação da truta para comercialização (truta inteira e filé):

Trutário Guarirobas

Estrada do Indaiá, km 7, Campos Novos, fone 12 99723.7695

Trutário Vivenda das Meninas

Estrada do Paraibuna, km 19,  Cunha, fone 11 98251.9905

Pesqueiro do Zé Pequeno

Estrada do Paraibuna, acesso no Km 11, Cunha. Em 18/5, das 12h às 14h30, haverároda de viola com duplas de violeiros da cidade. A apresentação do processo de abate e manipulação da truta será somente às 15h.

Mais informações sobre a Festa podem ser encontradas no site www.cunha.sp.gov.br.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s