Tenda Cultural Ortega Y Gasset recebe Processos e Perspectivas, Mostra teatral da EAD

 

Mockinpo - Divulgação A Pior Banda do Mundo - divulgação

Essa é a primeira edição da Mostra que tem como objetivo primeiro estabelecer uma reflexão sobre o encontro entre tradição e invenção a partir da prática atual da histórica Escola de Arte Dramática que completa 66 anos

A Mostra que começa dia 28 de abril e vai até 3 de maio recebe sete espetáculos e oferece debates com os artistas e professores Georjette Fadel, Tiche Viana, Cristiane Paoli Quito, Maria Isabel Setti e Luiz Fernando Marques. A Mostra marca a celebração dos 66 anos da EAD, que serão completados no dia 2 de maio. Além da Tenda Ortega y Gasset, as atividades acontecem também no Teatro Laboratório e em salas de aula da Escola de Arte Dramática.

Trata-se da primeira edição da Mostra que oferece um panorama da cena teatral contemporânea, já que os professores da Escola de Arte Dramática são artistas e pesquisadores atuantes na vida teatral da cidade e do país. “Alguns, por exemplo, acabaram por estabelecer em seus trabalhos matrizes técnicas que são determinantes no desenvolvimento da cena teatral contemporânea entre nós: cada vez mais é evidente para a Escola o fato de que o seu aluno trava contato com perspectivas artísticas que se efetivam no encontro entre tradição e invenção“, comenta diretor da EAD, José Fernando Azevedo. ” São montagens produzidas pelo menos nos últimos cinco anos, retratando a inquietação investigativa da Escola, mas são também, em sua grande maioria, montagens que definiram a formação de grupos e artistas que passaram ou passam a atuar de maneira significativa na vida teatral da cidade, deixando ver a importância daquela perspectiva pedagógica“, completa José Fernando.

Programação dos espetáculos | na Tenda Cultural Ortega y Gasset

ZUCCO

As relações entre indivíduo e sociedade, violência, solidão e marginalidade entram em contraste com os limites de nossas formas de convívio. No centro está Roberto Zucco, serial killer que nos anos 80 matou seus pais, causando pânico e admiração na Europa.

Baseado em Bernard-Marie Koltès | direção: José Fernando Azevedo com Ordinária Cia

Dia 28 de abril, segunda-feira, às 21h.

 

A PIOR BANDA DO MUNDO

Adaptação dos quadrinhos homônimos do português José Carlos Fernandes. Banda com aspirações jazzísticas com pouco talento ensaia há dez anos sem nunca ter se apresentado, tem de lidar com seu primeiro show.

Dramaturgia: Carolina Bianchi e grupo | direção: Carolina Bianchi e João Otávio com Cia dos Outros. Dia 29 de abril, terça -feira, às 21h

 

MOCKINPÓ: ESTUDO SOBRE UM HOMEM COMUM

Drama tragicômico e musical sobre um homem tipicamente comum, de classe média, que um dia sai para comprar o jornal e é preso sem nenhum motivo aparente. A partir deste incidente, sua vida se transforma e ele busca compreender suas desventuras.

Resultado do encontro do Grupo 59 com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, sob a direção de Claudia Schapira, o espetáculo é uma livre adaptação da obra “De como foi extirpado o sofrimento ao senhor Mockimpott”, escrita por Peter Weiss em 1961.

Livre adaptação da obra de Peter Weiss direção: Cláudia Schapira com Grupo 59 de teatro. Dia 30 de abril, quarta-feira, às 21h

 

O HOMEM FEIO

Lette é um homem inacreditavelmente feio, e é o único que não sabe disso. Quando, enfim, descobre seu aspecto grotesco, decide passar por uma cirurgia plástica. Seu rosto torna-se um modelo de beleza, transformando sua relação com os outros.

Nesta encenação o diretor optou, em sua teatralidade, por referências bastante diversas: o bufão, o grotesco, o desenho animado, o teatro de sombras, o vocabulário do mundo da moda e as regras e formas do belo clássico grego e renascentista – essencialmente presentes na construção dos atores.

Texto: Marius von Mayenburg | direção: André Pink , Dia 1 maio, quinta-feira, às 21h

 

Programação dos espetáculos no Teatro Laboratório da Escola de Arte Dramática  

OFF_elia

29 abril_ ter_ 19h_

direção: Murillo Basso | coletivo Garoa

Responsável: Matheus Martins

Em Hamlet , a Ofélia de Shakespeare é uma moça que perde o discernimento e morre após seu pai Polônio ser morto, de forma acidental, pelo príncipe Hamlet. Em OFF_elia, o foco não é a dramática Ofélia e sim o contexto que a conduz gradativamente à loucura. A peça tem menos de uma hora de duração e a discussão se trava num âmbito mais imagético e sensorial, por meio da dança e do movimento, onde a dramaturgia é dos corpos e de suas trajetórias no espaço

Direção e organização dramatúrgica: Murillo Basso | Elenco: Darília Lilbé, Gian Mellone, Marisa Paiva, Matheus Martins, Renan Ferreira e Tamirys O’Hanna | Figurino e cenografia: criação coletiva | Sonoplastia: Rubens Alexandre | Iluminação: Laís Trovarelli | Arte gráfica: Murillo Basso | Produção: Coletivo | Preparação corporal: Bruno Cavalcanti | Fotos: Lígia Ferreira | Orientadores de pesquisa: Antônio Araújo e Johana Albuquerque

 

Pré-estreia: CARTAS À MADAME SATÃ, ou EU ME DESESPERO SEM NOTÍCIAS TUAS

Temas como identidade, alteridade, reclusão e marginalidade serão relacionados com o racismo em enredo ficcional, a partir dos relatos e do legado do mítico Madame Satã, destinatário das cartas de amor remetidas.

Dramaturgia: José Fernando de Azevedo | Direção: Lucélia Sergio | atuação: Sidney Santiago Kuanza. Dia 30 de abril, quarta-feira, às 19h.

 

CENAS PARA USAR LUVAS

Dez histórias livremente inspiradas na obra de Lygia Fagundes Telles, onde flashes trazem os mistérios da solidão ou da morte – tema tão recorrente no universo da autora. Invenção e memória, na evocação de cenas, e estados de alma da infância e da adolescência que atingem belos efeitos assim como um amargo e profundo questionamento da maturidade e do envelhecimento com desfechos surpreendentes provocam o imaginário do público.

Inspirado na obra de Lygia Fagundes Telles | Direção: Luiz Fernando Marques com O grupo 6dois. Dia 2 de maio, sexta-feira, às 19h.

 

STRAGENOS

História de migrantes em busca de sonhos e de um mundo novo. Com cuidado e delicadeza para sempre respeitar os limites do espectador, a presença da plateia ajuda a construir a obra.

Dramaturgia: Daniel Alberti e Gina Monge | Direção: Gina Monge Aguilar | Atuação: Daniel Alberti. Dia 3 de maio, sábado, às 21h

 

Programação debates na EAD (teatro laboratório e prédio de aulas)

 

DEBATE: FORMAÇÃO DO ATOR, A PRÁTICA DO DIRETOR

Dia 28 de abril, segunda-feira, às 18h

Com Tiche Vianna, Georgette Fadel e Luiz Fernando Marques (Lube),

Tiche Vianna_ atriz e diretora teatro, formada pela EAD, é uma das fundadoras do Barracão de Teatro.

Georgette Fadel_ Formada pela EAD, prêmio Shell 2007 (melhor atriz) e 2009 (categoria especial), é atriz e diretora.

Luiz Fernando Marques (Lube)Formado em audiovisual (Umesp), estudou na EAD. Desde 2001, integra o premiado Grupo XIX de Teatro.

Rogério Tarifa_ ator e diretor formado pela EAD, membro da companhia São Jorge de Variedades.

 

DEBATE: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS: PRÁTICAS E PROCESSOS

Dia 30 de abril, quarta-feira, às 18h

Com Maria Isabel Setti e Cristiane Paoli Vieira (Quito)

Maria Isabel Setti_ professora e diretora de teatro, formada pela EAD, onde é, atualmente, professora de Voz e Expressão Verbal.

Cristiane Paoli Vieira (Quito)_ atriz, produtora, orientadora de pesquisa e diretora. Professora da EAD, da qual foi diretora entre 2005 e 2009.

 

APRESENTAÇÃO PROCESSO TURMA 63: INTERPRETAÇÃO PARA MULTIMEIOS

3 maio_ sáb_ 16h

Convidados_ Professora Eliane Fonseca e Alunos da turma 63 da EAD

 

Serviço:

Mostra Dramática EAD. Perspectivas. De 28 de abril a 3 de maio. Segunda à sábado. Gratuito.

Tenda Cultural Ortega y Gasset – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo – Endereço: Rua do Anfiteatro, s/n (Praça do Relógio) – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. Telefone: 3091-1933 / 3091-1778. Online:prceu.usp.br/tendaculturalortegaygasset. Entrada Franca. Classificação: Livre

EAD: Rua da Reitoria, 215.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s