Projeto Memória Musical Brasileira apresenta Wilson Batista em palestra-sarau

flyer

Wilson Batista hoje é um nome pouco lembrado, embora muitas de suas composições sejam bastante conhecidas. É o caso de Meu mundo é hoje (eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim), grande sucesso na gravação de Paulinho da Viola; Acertei no Milhar, um hit cantado por Moreira da Silva; e Preconceito, sempre presente nos shows de João Gilberto. Isso pra não falar em Emília (quero uma mulher que saiba lavar e cozinhar …), uma Amélia antes da Amélia de Ataulfo Alves e Mário LagoPara Paulinho da Viola, ele é um dos nossos melhores sambistas, senão o melhor.

No sábado 30, às 19 horas, a jornalista Mônica Soutelo realiza no Espaço Polifonia, na rua Tácito de Almeida 147, Sumaré, uma palestra-sarau sobre o compositor Wilson Batista, considerado por Paulinho da Viola como o maior sambista brasileiro.

A palestra terá duração de uma hora e meia.

Para o estudioso da música popular brasileira, José Ramos Tinhorão, Wilson Batista “foi um retrato do gênio espontâneo da melhor geração de criadores populares do samba carioca”. Para outro expert, Jairo Severiano, ele foi “um dos mais importantes integrantes da geração de compositores que fixou o samba urbano carioca”.

Centenário do nascimento, 80 anos da famosa polêmica com Noel Rosa e 45 anos sem Wilson Batista é o mote da palestra-sarau que, ilustrada com músicas e imagens, vai tratar da vida e da obra do sambista hoje um nome pouco lembrado, embora muitas de suas composições sejam bastante conhecidas. É o caso de Meu mundo é hoje, grande sucesso na gravação de Paulinho da Viola; Acertei no Milhar, um hit cantado por Moreira da Silva; e Preconceito, sempre presente nos shows de João Gilberto. Isso pra não falar em Emília, uma Amélia antes da Amélia de Ataulfo Alves e Mário Lago.

A jornalista Mônica Soutelo realiza há sete anos  apresentações deste gênero que já foram assistidas por mais de mil pessoas. As exposições não são professorais nem acadêmicas e estão mais para algo como um sarau que entretém e informa.

Mônica se define como uma contadora de histórias – histórias da música popular brasileira. Carioca radicada em São Paulo, ela é assessora de imprensa  e  uma apaixonada pela nossa música. Trabalhou em várias redações de jornais e revistas, entre elas as do Jornal do Brasil e Veja. Foi uma das redatoras da Enciclopédia da Música Brasileira – erudita, folclórica, popular – da Art Editora , de 1977, com reedição atualizada em 2000.

Num trabalho lento, Mônica foi criando apresentações, primeiro para os amigos e depois para um público cada vez maior, sobre os grandes nomes da história da nossa música popular: Noel Rosa, Braguinha (ou João de Barro), Lamartine Babo, Ari Barroso, Mário Reis e Maysa.

A ideia é que as pessoas voltem a ouvir, conheçam, relembrem as preciosidades do nosso rico cancioneiro num programa agradável.

No início, as palestras eram na sua própria casa, depois na casa de amigos, hotéis, na Livraria da Vila (unidade Lorena), no SESC (Vila Mariana), no Memorial da América Latina e no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – Universidade Livre de Música (CEM-ULM) nos seus dois campus em São Paulo – Luz/Centro e Brooklin.

A iniciativa de criar o ciclo de palestras nasceu da vontade de transmitir o seu amor e conhecimento da música popular brasileira para as pessoas – em especial os jovens da geração de seus filhos.

Com o desenrolar das atividades, o projeto denominado Memória Musical Brasileira se transformou em uma contribuição para o resgate da memória do que de melhor existiu na música popular brasileira. Mônica costuma lembrar que, como disse certa vez o presidente americano John Kennedy, “uma nação se revela não apenas pelos indivíduos que produz, mas também por aqueles a quem decide homenagear”.  

Serviço

Palestra-sarau sobre o sambista Wilson Batista

Sábado, 30 de novembro, às 19 horas

Espaço Polifonia

Duração: uma hora e meia

30 lugares

Rua Tácito de Almeida 147, Sumaré

R$ 50

Classificação: livre

Inscrições e informações:

Tel.: (11) : 35 86 41 98

e-mail : contato@polifonia.com.br

Assessoria de imprensa : MS Escritório de Divulgação- Mônica Soutelo

‘ (11) 30 68 92 54 – * mspress@terra.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s