Até dezembro de 2013 a Pinacoteca Luz e Estação Pinacoteca terão entradas gratuitas às quintas, sábados e domingos

A partir de hoje, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Estação     Pinacoteca, instituições da Secretaria da Cultura, terão entradas gratuitas as quintas e durante todo o final de semana até Dezembro de 2013. Essa ação integra o programa de acesso à cultura da Pinacoteca, cujo objetivo é possibilitar que um número maior de pessoas conheça um dos mais importantes acervos de arte brasileira.  Além da entrada franca, a população também pode fazer visitas educativas, ter acesso a Biblioteca da Pinacoteca, com mais de 30 mil títulos de arte totalmente para as artes plásticas e visuais, participar de cursos e palestras totalmente gratuitos. Segundo Paulo Vicelli, diretor de relações institucionais da Pinacoteca, a gratuidade em mais dois dias na semana fará com que mais pessoas tenham acesso as joias da coleção da Pinacoteca de São Paulo, um dos poucos museus do país a expor  parte significativa do seu acervo de forma didática e permanente”.

A Pinacoteca do Estado é um dos principais museus da cidade e única a apresentar a produção brasileira do século XIX à contemporaneidade. Anualmente são realizadas cerca de 30 exposições e, em 2012, recebe aproximadamente 500 mil visitantes por ano. Atualmente podem ser vistas na Pinacoteca as exposições de William Kentridge: Fortunado renomado artista sul-africano entre 1989 e 2012, Gilberto Salvador – Dois momentos e Museu e Territórios, que apresentam processos educativos colaborativos entre o Museu de Antioquia, Medelín – Colômbia.

Já a Estação Pinacoteca é um espaço para mostras de arte moderna e contemporânea da Pinacoteca do Estado. No térreo está instalado o Memorial da Resistência de São Paulo, instituição que se dedica à preservar as memórias da resistência e repressão política do Brasil republicano. O espaço abriga o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de artes visuais. No segundo andar temos a Coleção Nemirovsky, um dos mais importantes acervos de arte moderna do país. Por fim, no terceiro andar, está o Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, um espaço dedicado à gravura.

Atualmente a Estação Pinacoteca apresenta as exposições de Mario Cravo Neto,Gravura no Acervo da Pinacoteca(IMAGEM) GraficaRossini Perez e mostra de longa duração Arte no Brasil: uma história do Modernismo na Pinacoteca de São PauloCom cerca de 50 obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Victor Brecheret e muito mais.

Pinacoteca do Estado de São Paulo 

Praça da Luz, 02 – Luz – Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h.

Estação Pinacoteca

Largo General Osório, 66 – Tel. 11 3335 4990
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até às 18h

Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis as quintas, sábados e domingos. Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s