Rio recebe festival de vinho – Rio Wine and Food Festival (RWFF)

De 7 a 13 de Outubro o Rio de Janeiro se transformará na capital do vinho

Um projeto inédito no Brasil promete envolver toda a cidade maravilhosa. Esta é a proposta do Rio Wine and Food Festival (RWFF) que acontece de 7 a 13 de Outubro. De acordo com a empresa organizadora do evento, Baco Multimídia, o evento impactará positivamente o carioca e atrairá visitantes para cidade, através do vinho e da gastronomia ao associar esse segmento às outras formas de arte, cultura e entretenimento. O Festival acontece em toda a cidade, muitas vezes de forma simultânea, inclusive via web.

Com atividades que vão desde o jantar de abertura no Copacabana Palace, até uma feijoada harmonizada com vinhos no simpático terraço do Instituto Cravo Albin, passando por degustações de vinhos raros, capacitação em comunidades e debates sobre o tema. É assim que a semana vai ganhando o tom. Além disso, o RWFF brinda a comunidade do Morro do Chapéu Mangueira com o “Wellcomunidade Drink”, quando uma caravana de especialistas fará degustações, apresentações de vinhos e capacitação em bares. Haverá ainda um grande leilão beneficente de vinhos no hotel Fasano.

Outra ampla ação é o movimento Rio Rolha Zero, o qual durante a semana do evento os restaurantes participantes não cobrarão a taxa de rolha, conta com nomes de peso como o Cipriani, Mr Lam, Alloro, Sawasdee, restaurantes do grupo Claude Troisgros (CT Boucherie, CT Trattorie, CT Brasserie e Olympe) Gero, Fasano, Paris, Terzetto e Uniko. Todos motivados pelo incentivo ao consumo de vinhos, que a cada dia está mais associado à saúde e ao bem viver. Muitos destes restaurantes farão eventos, menus especiais harmonizados ou oferecerão vinhos a preços especiais.

No dia 9 de Outubro, o seminário Vinho & Mercado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dará o tom acadêmico à semana. Os principais nomes do mercado produtor e importador debaterão sobre temas como marketing, vendas e e-commerce, na sede da instituição, em Botafogo. Entre os palestrantes estão Carlos Paviani, diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Adilson Júnior, presidente da Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), Rogério Salume, presidente da WINE.com, José Manuel Ortega e o presidente do grupo O.Fournier. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Um dos destaques do festival é a Grande Prova Vinhos do Brasil. Com curadoria do expert Marcelo Copello, terá mais de mil garrafas organizadas por 17 categorias para classificação dos melhores vinhos do Brasil. Ao fim, o júri formado por um grupo altamente qualificado, apresentará ao mercado a qualidade e diversidade dos rótulos produzidos no Brasil. O resultado fará parte do Anuário Vinhos do Brasil 2014, atualmente maior referência do setor.

Ainda farão parte do evento diversas degustações, jantares harmonizados com a participação de grandes chefs, palestras temáticas, ações promocionais em sites, lojas, bares, restaurantes e supermercados. No sábado, a turma do RWFF vai invadir a Caged, em Benfica, com degustações e promoções em lojas, além do lançamento do livro “Vinho e Muito Mais”, de Marcelo Copello.

A agenda completa poderá ser acompanhada nos dias que antecedem o festival, através do site do http://www.riowineandfoodfestival.com.br ou do facebook/riowineandfoodfestival.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s