Novo hostel-butique Contemporâneo, aberto em casarão reformado, no Botafogo, além de hospedagem, oferece exposições, vídeos, shows e abre espaço para talentos brasileiros

Os hosteis estão em alta com novos espaços dedicados a arte e a cultura local e são ótimas formas de se hospedar com um custo menor, mas ainda assim bem descolado. O Contemporâneo Hostel foi inaugurado em  antigo casarão do Botofogo, totalmente reformado, e conta com área para exposição, bar e shows nos fins de semana.

Depois de nove meses de reforma, o casarão erguido em 1904 no coração de Botafogo reabre as portas como o mais novo hostel-butique do Rio. Fiel à tradição desses endereços charmosos na Europa, o Contemporâneo Hostel harmoniza conveniências modernas com traços que valorizam a cultura e a história da cidade e do país. À recuperação da arquitetura do início do século passado – na qual foi investido R$ 1,6 milhão -, somam-se iniciativas e ambientes voltados à arte. 

O projeto assinado pelo arquiteto e artista plástico Alessandro Sartore, preserva a história do lugar e, ao mesmo tempo, traz inovações para o ambiente dos tradicionais hosteis. Os quartos coletivos têm camas desenhadas pelo arquiteto, que aproveitou a amplitude do pé direito para dar mais conforto aos viajantes.Varais de roupa decoram e ajudam na organização dos quartos coletivos. “A intenção é trazer elementos que otimizem o espaço. Se geramos suportes aos hospedes eles utilizam e conseguem manter a ordem num ambiente compartilhado”, comenta Beth Agra, uma das sócias do empreendimento. Até os móveis escolhidos valorizam artistas brasileiros. Assinados por arquitetos como Jader Almeida, Carlos Mota e Sergio Rodrigues, reforçam o tom de exclusividade do hostel.

A harmonia entre o clássico e o moderno reflete-se nas opções de quarto, que combina os modelos coletivos característicos dos albergues com suítes de luxo. O Contemporâneo abriga também espaços para exposições e projeção de vídeo-arte. As paredes do segundo andar, apelidada de Galeria Wall, dedicam-se aos trabalhos de jovens artistas que ainda não encontraram oportunidades em galerias. O novo hostel pretende, assim, atrair o público que prestigia e consome as diversas formas de arte. Todas as obras, depois de expostas, estarão disponíveis para venda.

A música brasileira é outro ingrediente da atmosfera cultural. Uma parceria com a Biscoito Fino embala a riqueza de temas e canções que favorecem o clima de oásis urbano, ao lado do metrô de Botafogo. Num contêiner transformado em pequeno palco, shows temperam o cardápio musical do bar, montado na área externa. “Compramos um contêiner usado e reformarmos. Foi econômico e sustentável, além de esteticamente incrível”, orgulha-se Beth Agra, uma das sócias do empreendimento. “A ideia é não ter barreiras e atrair turistas e cariocas”, acrescenta.

Sustentabilidade é outro ponto de destaque, incorporada à proposta de uma alternativa charmosa, descolada e confortável de hospedagem. O Contemporâneo adota, por exemplo, um sistema de captação de água de chuva, reutilizada nos vasos sanitários; e oferece aos hóspedes carregadores de telefone movidos a energia solar. “Investimos muito em comodidade e qualidade, sempre destacando o produto brasileiro”, sintetiza Beth. 
Confira o site para mais informações: http://contemporaneohostel.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s