Teatro ÁGORA reabre dia 19 de setembro com espetáculos inéditos e a proposta de ser polo de cultura e pensamento

O ator e diretor Celso Frateschi encena o espetáculo O Teatro Nosso de Cada Dia. Os Doutores da Alegria estreiam O Homem que Fala. Palestras, debates, cursos e workshops integram o eixo da programação artística

Depois de reforma que atualizou suas estrutura e instalações e com a proposta de se estabelecer como polo de debate e difusão de Cultura e Pensamento, o Teatro ÁGORA reabre e reinicia suas atividades dia 19 de setembro, quinta-feira (para público dia 20) com a estreia do espetáculo inédito Teatro Nosso de Cada Dia (20 de setembro a 10 de novembro, sala Gianni Ratto), além de lançamento de manifesto (origem e base da identidade do Ágora) e da programação artística até dezembro de 2013.

Com café e jardim remodelados, além do novo espaço cênico Edith Siqueira, areabertura após um ano é marcada pela ampliação do conceito do teatro. As atividades permanentes do Ágora estão apoiadas em quatro eixos complementares, que em comum, possuem o pensar e fazer teatral: Agora em Cena (espetáculos),Agora Livre (palestras, debates), Agora Formação (workshops, cursos e projetos de montagens) e Ágora Conhecimento (publicações).

Ágora em Cena contempla a criação de diversas montagens teatrais desenvolvidas pela equipe do teatro e/ou por grupos convidados, exibidas principalmente nas salas Gianne Ratto e Espaço Edith Siqueira. Também com a ideia de sedimentar a formação de público, o teatro abre espaço para grupos e artistas, inaugurando com peça dos Doutores da Alegria (Homem que Falade 5 de outubro a 3 de novembro, sala Edith Siqueira). Coelho Branco, Coelho Vermelho (White Rabbit, Red Rabbit), de Nassim Soleimanpour, faz temporada nos meses de novembro e dezembro na sala Gianne Ratto.

Já o Ágora Formação engloba a realização de cursos de iniciação e formação continuada para atores, diretores e profissionais de teatro, bem como projetos de pesquisas teatrais. Nesse espaço, está o projeto Sessão da Tarde, dedicado à construção do trabalho de interpretação voltado a grupos de jovens artistas em processo de formação. As companhias já deverão possuir experiência em teatro. A ideia é estimular grupos de jovens atores com talento e sem espaço. A apresentação das peças, devido ao caráter formativo do programa, não conta com cobrança de ingressos. Grupos interessados em participar do projeto podem enviar carta de interesse e descrição da obra pelo email: agora@agorateatro.com.br

Para contemplar a realização de encontros, seminários e palestras, com temas diversos e relativos ao teatro, à vida na cidade e à cultura contemporânea, está oÁgora Livre. Enquanto isso, o Ágora Conhecimento é um eixo voltado a transformar a reflexão em publicações disponíveis ao grande público, por meio de publicações impressas e difusão virtual.

Sua programação traduz assim, em cada um dos seus quatro eixos, uma proposta de diálogo sobre como essa cidade em que estamos inseridos e tudo que acontece em seu cotidiano nos afeta.

“Com novas montagens, novos cursos, novos debates e novas publicações, queremos ser reconhecidos como marca cultural forte e ser vistos como colaboradores da formação do pensamento crítico e da produção teatral de qualidade na cidade de São Paulo”, fala o diretor e ator Celso Frateschi.

A respeito do Manifesto Ágora, Celso Frateschi diz que “ele é a origem e a base de nossa identidade. Expressa nossa visão de mundo, nossas crenças, nossa forma de pensar, fazer e questionar o teatro no século XXI”.

Programação

I – Agora em Cena

1 – Espetáculo Teatro Nosso de Cada Dia

De 20 de setembro a 10 de novembro –

Quinta, sexta e sábado às 21h e domingo às 19h, na Sala Gianni Ratto.

Abrindo a grade de programação, o Agora em Cena apresenta a peça Teatro Nosso de Cada Dia, em que o Ágora aprofunda ainda mais seu foco de pesquisa para expor ao entendimento o comportamento e as relações entre os homens nesse início do século. Registrar o seu tempo é ainda uma das principais funções da arte teatral.

“24 horas na cidade de São Paulo, narradas por recortes de personagens que mais escolheram do que foram escolhidos, fazer parte de nosso espetáculo. Fomos escolhidos por personagens que surgiram do anonimato e aceitamos com entusiasmo os seus pedidos de socorro para que passassem a existir. Da observação de registros fotográficos, entrevistas, aproximações, fatos noticiados e fatos vivenciados, surgiu a inspiração livre para a criação das cenas.”

“Seguimos o caminho que parte do dia a dia da realidade contemporânea para depois alçar a ficção. Por vezes, o próprio teatro aparece como personagem e interfere na história  emprestando-nos  seus clássicos, de Sófocles a Brecht, passando por Shakespeare e Tchecov. Todos nós representamos, mas quando o teatro nos representa surge a consciência da possibilidade do devir. Criamos nosso espetáculo como uma homenagem ao teatro, ao teatro cotidiano que se passa nas ruas e longe dos palcos, tão necessário ao homem quanto respirar e comer, e ao teatro de nossos grandes mestres, que generosa e involuntariamente, nos emprestam os seus textos para nos mostrar que tudo pode ser diferente quando surge a poesia.”

Ficha Técnica:

Texto: Trabalho coletivo com dramaturgia final de Celso Frateschi. Direção: Celso Frateschi. Co-Direção: Fernando Nitsch. Elenco: Belize Pinheiro, Celso Frateschi, Daniela Theller, Fábio Takeo, Fernanda Hartmann, Francisco Wagner e Teca Pinkovai. Cenário e Figurinos: Sylvia Moreira. Trilha original: Marcelo Amalfi. Cenotécnico: Luis Rossi. Comunicação: Bonaparte. Luz: Wagner Freire.Fotos: João Caldas. Assessoria de Imprensa: ArtePlural. Realização: ÁGORA TEATRO. Duração: 60 minutos. Temporada: QuintasSextas e Sábados às 21hs e Domingos às 19hs. Preço: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Ingressos podem ser adquiridos pelo www.ingresso.com.br

TEATRO ÀGORA – (Sala Giani Ratto), Rua Rui Barbosa, 672 – Bela Vista. Telefone – (11) 3284-0290.Bilheteria – de segunda a domingo das 14 às 20 horas. Não aceita cartão. Cheque, cartão de débito e dinheiro. Tem ar condicionado. Tem acesso para deficientes físicos. Capacidade: 88 Lugares.Duração: 90 Minutos

________________________________

2 – Espetáculo O Homem que Fala – Doutores da Alegria

De 5 de outubro a 3 de novembro –

Sábado às 19h e domingo às 17h – no Espaço Edith Siqueira

“O homem que fala – Quando a doença revela

quem somos: viajantes em terras inimagináveis”

O espetáculo explora a condição humana, o homem se apropriando de um novo entendimento sobre o que são a saúde e a doença, mostrando a importância da memória no desenvolvimento e no reconhecimento de si. Uma síntese do que vemos em duas décadas dentro dos hospitais – o palhaço que atua sobre o lado saudável das crianças.

Numa sucessão de cenas, personagens sem nome tomam o palco, ora uma mulher observa pessoas e sem querer reproduz suas expressões, num mimetismo compulsivo e angustiante, ora outra é tomada por lembranças aleatórias de um passado distante. Outra ainda constrói um mundo fora da lógica dos outros. Um fotógrafo desnivelado expressa em fotos sua visão de mundo.

O espetáculo é uma partitura gestual, algumas cenas evocam o absurdo, como o cavalo que dança tango com uma mulher ou quando dois palhaços oferecem ajuda a um terceiro. Os atores prescindiram do nariz vermelho, o palhaço está na base filosófica do arquétipo, no exílio do mundo da normalidade, lugar também habitado pelo homem que adoece.

Ficha técnica:

Elenco: Heraldo Firmino, Roberta Calza, Soraya Suri Saide, Thais Ferrara. Direção: Celso Frateschi. Concepção visual: Cesar Charlone. Trilha sonora: Marcelo Amalfi. Figurino:Sylvia Moreira. Produção: Marcella Castilho.

________________________________

3 – Projeto Coelho Branco, Coelho Vermelho – Nassim Soleimanpour

De 14 de novembro a 15 de dezembro

Quinta, sexta e sábado às 21h e domingo às 20h – Sala Gianni Ratto

É uma peça para ser lida por um ator/atriz diferente a cada apresentação. Um dos requisitos para a seleção dos atores é que estes não conheçam o texto e não saibam nada do que se passará em cena. O espetáculo é uma experiência teatral imprevisível e fascinante, com intensa participação do público e forte presença do autor, apesar de sua distância física.

Imagine ter 29 anos e ser proibido de deixar o seu país. O autor iraniano Nassin Soleimanpour disseca a experiência de toda uma geração em uma peça abrangente e muito original. Proibido de viajar, ele torna o isolamento seu aliado na produção e um espetáculo teatral que dispensa direção e cenário e que requer um ator ou atriz diferente a cada apresentação.

Ficha técnica:

Coelho Branco, Coelho Vermelho (White Rabbit, Red Rabbit). Texto: Nassim Soleimanpour. Tradução: Mauricio Ayer. Produção Brasil: Aymberê Produções Artísticas Ltda. Espetáculo produzido em parceria com Aurora Nova e Wolfgang Hoffmann.Dramaturgia: Daniel Brooks e Ross Manson.

________________________________

II – Agora Formação

1- Projeto Sessão da Tarde

De 28 setembro a 1 de dezembro Sábado e domingo às 16h – na Sala Gianni Ratto

Para abrir o projeto, os alunos da Escola de Arte Dramática (EAD) apresentam seus trabalhos em 10 peças curtas, aos sábados e domingos, à tarde, com os alunos da EAD (Escola de Arte Dramática).

Ficha técnica:

Elenco: Alaissa Rodrigues, Ana Elisa Mello, Bruno Sperança, Caroline Duarte, Debora Rebecchi, Débora Veneziani,Gian Mellone, Helena Miguel, João Castanho, João Paulo Bienemann, Júlio Silvério, Letícia Bassit, Matheus Martins, Palomaris Mathias, Pedro Costa,

Rafael De Bona, Renato Ferrier, Tamirys O’hanna, Thiago Nascimento, Direção: Celso Frateschi. Figurino: Sylvia Moreira.

Grupos interessados em participar do projeto podem enviar carta de interesse e descrição da obra pelo email: agora@agorateatro.com.br

________________________________

2. Curso – Aproximação ao Distanciamento de B. Brecht

Ministrado por Laura Brauer, especialista em Brecht e investigadora na Associação Argentina de Investigadores e Críticos de Teatro da Argentina (AInCrit).

De 24 de setembro a 3 de dezembro

Terças das 19h às 23h – Carga horária: 44h

Uma primeira abordagem em torno do teatro didático e do teatro épico, na procura de uma dialética em cena. 

Resumo Conteúdo:

– Introdução. Aproximação ao distanciamento de Brecht.

-Teatro didático ou teatro para ensinar.

-Do Teatro épico ao Teatro Dialético .

                                  

Custo: R$ 150 por mês (3 parcelas) ou R$ 400 (uma parcela) – pagando no início do curso. Vagas limitadas. Contato para maiores informações: agora@agorateatro.com.br ou laurabrauer@hotmail.com

_____________________________

3 – Workshop de Teatro: Texto e Interpretação

Dias 7 e 9 de outubro, 4 e 6 de novembro e 2 e 4 de dezembro

O mesmo módulo será ministrado mensalmente das 19h às 23h.

Carga horária: 8h

Resumo Conteúdo:

-A dimensão criadora do ator na abordagem do texto teatral: o entendimento do texto, os pontos de partida, as possibilidades de leitura;

-A gramática do ator: o ator em cena, as opções do ator e seus significados, a atitude como significante.

Custo – R$ 400,00

Contato para maiores informações: agora@agorateatro.com.br

________________________________

III. Ágora Livre

Contempla a realização de encontros, seminários e palestras com temas diversos e relativos ao teatro, à vida na cidade e à cultura contemporânea.

– Teatro, Vinho e Pensamento

Dia 16 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro (quartas-feiras) às 20h30

Conversas em volta da mesa, dividindo o pão, o vinho e as nossas ideias sobre temas contemporâneos. Sempre um tema relevante e um provocador convidado.

– O Teatro e a Rebelião

Dia 16 de outubro às 20h30

Um levante popular onde o povo cansado de seus governantes ameaça invadir os silos estatais e incendiar tudo. Eles exigem a diminuição do preço do trigo. Trata-se da primeira cena de Coriolano de Shakespeare. A cena sugere um paralelo interessante com as rebeliões atuais ao abordar claramente o comportamento humano e social nessas circunstâncias.

Brecht registrou e escreveu o processo de análise desse texto por ocasião da montagem do espetáculo pelo Berliner Ensemble. Estudo Da Primeira Cena De Coriolano de Shakespeare constitui-se num exemplo da dialética como método de análise de um texto teatral.

O primeiro encontro do Teatro Vinho e Pensamento será a partir da leitura desse material com a participação do público em geral.

Contato para maiores informações: agora@agorateatro.com.br

______________________________

IV – Ágora Conhecimento

Um eixo voltado a transformar a reflexão do Ágora em publicações disponíveis ao grande público, por meio de publicações impressas e difusão virtual.

1 – Ágora Ao Vivo – transmissão virtual dos principais eventos do Ágora para toda a rede.

2 – Documentação Teatro das Rebeliões – registro em áudio visual e uma publicação impressa com todo processo de debate do Teatro das Rebeliões.

________________________________

Manifesto Ágora

“Quando o pensador se viu diante de uma grande tempestade

 Estava sentado num grande veículo e ocupava muito espaço

A primeira coisa que fez foi sair do veículo

A segunda foi tirar seu casacão

A terceira foi deitar origem e a base de nossa identidade -se no chão

Assim o pensador venceu a tempestade

Reduzido à sua menor grandeza

Reduzido à sua menor grandeza

O Pensador venceu a tempestade”.    

(BERTOLT BRECHT)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s