Tiradentes recebe 16º Festival Cultura e Gastronomia e atrai turistas

Tiradentes, em Minas Gerais, recebe de 23 de agosto a 1° de setembro o 16° Festival Cultura e Gastronomia, um dos mais importantes eventos de gastronomia do país. Milhares de turistas invadem a cidade em busca das delícias gastronômicas preparadas por 14 chefs nacionais e internacionais vindos da Colômbia, Argentina, Equador e México.
 

A histórica Tiradentes, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica lotada durante cada edição do evento que há 16 anos traz milhares de turistas à cidade.

A programação do 16° Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, como em todos os anos, é intensa com cursos, degustações, jantares especiais, os famosos e disputados “festins”, workshops, exposições, teatro, shows musicais, feira de produtores da região e muito mais. Há várias atividades gratuitas.

Eventos gastronômicos especiais acontecem em 3 pousadas do Grupo Tiradentes Mais. No Hotel Solar da Ponte, nos dias 23, 24, às 11h, e 30 e 31, às 14h, acontece o Bar de Ostras, onde o chef Décio Ventura irá preparar pratos com ostras frescas. Já na Pousada Pequena Tiradentes, acontece nos dias 24 e 31, às 14h, o Festim da Lagosta, comandado pelo chef Rodrigo Zarife, onde serão oferecidos pratos preparados na brasa com frutos do mar. E na Pousada Villa Paolucci, o famoso leitão à pururuca, considerado um dos melhores do Brasil e preparado por Luiz Nery, será servido nos dias 24 e 31 às 14h. Durante o Festival, os restaurantes Santíssima Gula, Estalagem do Sabor, Templário e Pau de Angu, vão estar também com menus especiais. O importante é ligar e fazer a reserva antecipada porque os eventos e os restaurantes costumam lotar.

Quem for ao festival pode aproveitar e conhecer um pouco mais Tiradentes, considerada uma das cidades mais charmosas do Brasil. Atrações não faltam. Na cidade há atividades para pessoas de todos os estilos e idades. O passeio de Maria Fumaça, que liga Tiradentes a São João del Rey, as charretes que andam pelo centro histórico e os passeios a cavalo agradam a todos. As lojas de artesanato e móveis de madeira belíssimos são uma tentação para aqueles que adoram decorar a casa com objetos de bom gosto e qualidade.

Chefs participantes

Celso Freire

Celso Freire é sócio-proprietário do restaurante Zea Maïs, em Curitiba. Com um estilo muito particular e sólida formação nas gastronomias francesa e italiana, o chef diversificou sua cozinha e hoje desenvolve com maestria a inclusão de ingredientes típicos de várias regiões do Brasil em suas criações. Entre as premiações conquistadas, já foi eleito Chef do Ano do Brasil, pelo Guia 4 Rodas e Chef 5 estrelas pela Gazeta do Povo, maior jornal do Paraná.

Fernando Rivarola

Atualmente, Fernando Rivarola é o chef proprietário do Restaurante El Baqueano, em Buenos Aires. O estilo de Rivarola é baseado na cozinha de sabor utilizando produtos locais, mesmo tendo ele vasta experiência pela Europa. Autodidata, o chef é um curioso nato e estudioso exemplar, que sempre busca referências com outros profissionais de renome internacional e em bibliografias de todos os cantos do planeta.

Henrique Gilberto

Henrique Gilberto assumiu em 2013 a direção do Belo Comidaria, em Belo Horizonte, como chef proprietário da casa, onde prepara uma cozinha de inspiração mineira servida em ambiente pouco convencional. Henrique foi o vencedor do reality show da Rede Globo de Televisão “Super chef”, do programa Mais Você.

Leonardo Paixão

Leonardo Paixão é o chef proprietário do Restaurante Glouton, em Belo Horizonte, premiado na categoria Restaurante Revelação 2013/2014 da Revista Veja BH Comer & Beber. O chef coleciona experiência na cozinha francesa, mas não deixa de lado sua mineiridade. Leo Paixão, como é conhecido, formou-se na Escola Superior de Cozinha Francesa e em 2013 fez parte da comitiva mineira no Madrid Fúsion.

Ariani Malouf

Ariani Malouf estudou culinária em Paris e é mestre em explorar temperos e combinações incomuns. A chef é proprietária do Mahalo Cozinha Criativa, restaurante pioneiro no quesito contemporaneidade em Cuiabá, capital do Mato Grosso, único da região Centro Oeste conceituado com duas estrelas pelo Guia 4 Rodas. Ariani é uma verdadeira alquimista em realçar sabores e exaltar o melhor de cada ingrediente.

Carla Tellini

Carla Tellini é sócia-diretora do Grupo Press Gastronomia, o mais premiado grupo gastronômico do sul do Brasil. Desde 2008, em Porto Alegre, ela comanda a cozinha do Bah, primeiro restaurante brasileiro especializado na moderna cozinha do Rio Grande do Sul.

Tereza Paim

Proprietária do restaurante Casa de Tereza, em Salvador, a chef leva no currículo uma série de prêmios nacionais e internacionais. Atualmente ela dedica seu trabalho e sua pesquisa aos ingredientes locais, mas cercados de influências da Espanha, Portugal e Itália.

William Chen Yen

Nascido no Rio de Janeiro, o chef William Chen Yen caminha pelo mundo dos restaurantes desde que tinha 7 anos. Na bagagem, administrou por 12 anos um restaurante de comida chinesa e por 8 anos foi chef de cozinha de restaurante contemporâneo. O chef vem de uma família que está há mais de 30 anos no ramo dos restaurantes em Brasília.

Maurício Acuña

Com dupla nacionalidade, equatoriano e espanhol, o chef Maurício Acuña tem 20 anos de experiência na Europa e no Equador, mas desenvolveu sua carreira em alguns dos principais restaurantes europeus, sendo professor de gastronomia em vários centros da Espanha. Atualmente ele atua no Espai-Epicur, centro gastronômico de um grupo de empresas dedicado ao setor hoteleiro equatoriano.

Juan Manuel

Juan Manuel é o chef proprietário do Restaurante El Cielo, localizado em Medellín e Bogotá. O colombiano empenha-se em usar ingredientes e receitas de seu país com uma roupagem mais contemporânea e consegue aliar a simplicidade e o inusitado de modo surpreendente.

Gerard Bellver

O espanhol Gerard Bellver é chef e encarregado geral da cozinha do Restaurante Biko, que mesmo localizado na Cidade do México, tem especialidade espanhola. Desde 2010 o restaurante aparece na lista da Revista Restaurant Magazine, de Londres, entre os 50 melhores do mundo.

Felipe Rameh

Felipe Rameh é o chef proprietário do Restaurante Trindade, de Belo Horizonte e, ao longo de sua carreira, acumulou experiência dentro e fora do país. Ele foi o chef brasileiro que teve mais participações no Madrid Fusión. Felipe ganhou ainda o título de Chef do Ano 2013/2014 pela Revista Veja BH Comer & Beber.

Mais informações:  https://www.facebook.com/culturaegastronomia

http://www.culturaegastronomia.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s