Marcelo Rosenbaum: o novo curador do Clube de Colecionadores de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM – , em 2014

Imagem 

O designer brasileiro Marcelo Rosenbaum será o novo curador do Clube de Colecionadores de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo em 2014. Sua apresentação oficial será no dia 17 de agosto, às 15h, com a palestra “Design Essencial” no MAM. A apresentação acontece durante o DW! – Design Weekend, festival que acontece de 15 a 18 de agosto, em São Paulo, e é composto por centenas de eventos simultâneos, criado para promover o design e suas conexões com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, agregação de valor, negócios e inovação tecnológica.

Dentro desse contexto, a palestra de Rosenbaum busca levar aos participantes um olhar para o design que transcende o objeto, redesenha relações, recria formas, conecta pessoas e compartilha ideias. Marcelo Rosenbaum traduz o design essencial na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar seus valores essenciais, traduzindo-os em conceitos que, através da ferramenta de beleza e estética universal chamada Design, torna-se agentes de transformação do mundo.

Designer e sócio do escritório de design e inovação Rosenbaum® (São Paulo, Brasil), Marcelo utiliza o design como ferramenta para incentivar, divulgar e valorizar a diversidade cultural do Brasil através de projetos desenvolvidos em parceria com indústrias, empresas, universidades, governos e comunidades. Ministra cursos e palestras em importantes eventos de design no Brasil e pelo mundo com o tema Design For Human, um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação.

Em 2010, fundou no Brasil o movimento AGT – A Gente Transforma – que tem como principal objetivo posicionar o artesanato brasileiro no mercado nacional e internacional de decoração, gerando desenvolvimento econômico e social nos locais onde atua. Em 3 anos de atuação o AGT implantou projetos em São Paulo, Piauí e Acre, acumulou prêmios e ganhou as páginas de importantes revistas nacionais e internacionais como exemplo bem sucedido de empreendedorismo.

Como curador do Clube de Colecionadores de Design do MAM, Rosenbaum irá selecionar cinco designers  que se encaixem dentro da proposta do Clube, para estarem integrados ao seu olhar sobre Design Essencial na criação desses produtos.

www.rosenbaum.com.br

Sobre o Clube de Colecionadores do MAM

Os clubes de colecionadores foram criados para fomentar o colecionismo e incentivar a produção artística brasileira. A associação a cada clube é anual e dá direito a cinco obras comissionadas pelo MAM para cada edição. As obras selecionadas por curadores renomados nas áreas de gravura, fotografia e design são produzidas em tiragens de 100 exemplares e entregues aos sócios dos clubes com certificado de autenticidade. Provas de artista de cada obra são incorporadas à coleção do museu. Em 2013, a curadora do clube de colecionadores de design era Adélia Borges.

Palestra “Design Essencial” – Marcelo Rosenbaum

Quando: 17 de agosto de 2013

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo I MAM

Para participar: www.mam.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s