Rolex Ilhabela Sailing Week chega à 40ª edição

Os maiores nomes da vela nacional continuam a prestigiar a Rolex Ilhabela Sailing Week, que em 2013 chega à sua 40ª edição. Os velejadores disputam regatas equilibradas com os melhores de cada categoria. As classes convidadas, por sinal, atendem a todos os estilos da vela oceânica nacional, umas das mais vitoriosas da América Latina. Nesse ano, o evento está programado para o período de de 6 a 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), e reunirá as classes ORC, HPE, C30, S40, RGS (A, B, C e Cruiser), além das novidades IRC e Star. A  elite da modalidade no País testou as principais classes na competição, que lota a cidade do litoral norte paulista nas férias de julho, começando na classe Optimist e chegando aos modernos Carabelli 30 (C30).

Neste ano, a competição terá novo sistema para montagem das raias.  Atenta às novidades do setor, a Comissão de Regatas irá definir duas áreas especiais para garantir um resultado justo e disputas equilibradas. A primeira raia será instalada na área de baixio (parte rasa do Canal de São Sebastião) e será exclusiva para os barcos das classes HPE e Star. A segunda fica para os veleiros maiores, como RGS, ORC, C30 e S40, que têm mais opções para escolha do local na água.

A logística da Comissão de Regatas precisa ser acertada para montar as raias em um evento com cerca de 150 barcos e, por isso, mais de 20 profissionais são destacados para a colocação de boias, demarcação das distâncias e escolha da melhor área com mais ventos e segurança.

A Rolex Ilhabela Sailing Week definiu também uma zona proibida para navegação. Os barcos da ORC, RGS, C30 e S40 não poderão velejar na região do baixio no Canal de São Sebastião, que será demarcada com boias pequenas, para garantir a segurança das equipes.

Na Regata Alcatrazes por Boreste, prova que abre a edição de 2013, além do apoio da Marinha do Brasil, o evento disponibilizará uma traineira de grande porte para socorrer eventuais quebras de barcos. As regatas barla-sota (vai contra e volta a favor do vento) para Star e HPE terão aproximadamente 5 milhas náuticas (9,3 quilômetros). Para os barcos maiores, as provas terão até 9 milhas (16,7 quilômetros).

Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week

6/7 – sábado:
– 20h – Abertura oficial da 40ª edição
7/7 – domingo: 
– 8h30 – Cerimônia com hasteamento de bandeira no YCI
– 9h30 – Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (500, 600 e 650), C30 e RGS (A, B e Cruiser)
– 9h45 – Regata Renato Frankhental para as classes HPE e Star
– 10h – Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste ou regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (700) e RGS (C).
8/7 – segunda-feira:
19h – Coquetel aos Comandantes
9/7 – terça-feira: 
– 12h – Regatas de Barla-Sota ou Percurso
– 18h – Evento no Yacht Club de Ilhabela
– 19h – Premiação Fita-Azul das regatas de percurso
10/7 – quarta-feira: 
– 11h – Regata de Percurso ou Barla-Sota
– 18h – Evento no Yacht Club de Ilhabela
11/7 – quinta-feira: 
– 12h – Regata Barla-Sota ou Percurso
– 18h – Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
12/7 – sexta-feira
– 12h – Regata Barla-Sota ou Percurso
– 17h – Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
– 17h30 – Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21
13/7 – sábado: 
– 12h – Regata Barla-Sota ou Percurso
– 17h – Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
– 19h – Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week

Fan page é o ponto de encontro virtual da comunidade – a 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week colocou no ar o site oficial -www.risw.com.br – e também a Fan Page do Facebook.

O objetivo da fan page é ser um ponto de encontro virtual da comunidade náutica envolvida no evento. A página também dá informações privilegiadas sobre o evento, coloca fotos dos barcos que fizeram a história das 39 edições anteriores.

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors e Bradesco Private. O evento tem apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ABVO e das Classes ORC, HPE, C30, S40 e RGS, entre outros. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Acesse o site da Rolex Ilhabela Sailing Week

Clique aqui para acessar a página do Facebook da Rolex Ilhabela Sailing Week 2013

Mais informações : http://www.risw.com.br e

na fan page do evento : facebook.com/rolexilhabelasailingweek
Website: http://www.regattanews.com e http://www.kpms.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s