Mr. Riedel, 10ª geração da família criadora das taças de cristal mais famosas do mundo, comanda degustação de vinhos seguida de jantar no Terraço Itália, dia 6 de junho

Produzindo copos específicos para cada tipo de uva, a grife austríaca – de mais de 250 anos de tradição – revolucionou a forma de apreciar vinhos. Georg Riedel realizará a prova com três rótulos tintos em três diferentes modelos da linha Riedel Vinum XL, que os participantes levarão para casa


Mr. Riedel: entre suas criações, a linha Extreme Vinum para vinhos do Novo Mundo

A importadora Mistral traz ao Brasil um dos maiores visionários do mundo do vinho, o austríaco Georg Riedel, representante da 10ª geração da família fundadora da Riedel Crystal, a lendária grife de taças de cristal que, ao desenvolver copos específicos para cada variedade de uva, revolucionou a forma de degustar vinhos.

Para demonstrar como a taça correta pode fazer diferença na qualidade da bebida, Mr. Riedel – como é conhecido o “Man of the Year 1996” da prestigiada revista inglesa Decanter – fará uma prova exclusiva no Terraço Itália, dia 6 de junho (quinta-feira), às 20h.

A degustação será realizada com três vinhos tintos – cada um elaborado com um tipo de uva – em três diferentes modelos da linha Riedel Vinum XL, que os participantes levarão para casa de brinde (o valor normal das taças é de R$ 350). Na sequência, será servido o jantar harmonizado com os vinhos.

Confira o menu da noite:
TAÇAS
* Pinot Noir – Riedel Vinum XL
* Hermitage – Riedel Vinum XL
* Cabernet Sauvignon – Riedel Vinum XL
VINHOS
* HRV Pinot Noir 2010 (Hamilton Russell/África do Sul)
* Mathilda Shiraz 2010 (Domaine Tournon – M. Chapoutier/Austrália)
* CrossBarn Cabernet Sauvignon 2005 (Paul Hobbs/ Estados Unidos)
MENU
* Rigatoni al Ragú di Vitello in Bianco
* Carré de Javali ao vinho Morellino di Scansano com risotto de funghi porcini
* Cheesecake com gelato de chocolate

“ OS REIS DOS CRISTAIS” – Inaugurada há mais de 250 anos, a Riedel escreve a história dos melhores e mais finos cristais do mundo. Desde o século XIX conhecidos como os “Reis dos Cristais”, foram os pioneiros na fabricação de taças funcionais, específicas para cada tipo de vinho, onde os formatos e tamanhos dos bojos são meticolosamente desenhados para garantir que cada vinho possa mostrar todas as suas qualidades.

Claus Riedel, da 9ª geração da família, foi o primeiro glassmaker da história a perceber que o gosto do vinho é afetado pelo formato da taça no qual ele é bebido. Em 1958, lançou a taça “Grand Cru de Borgonha”, que realça os sabores e aromas do vinho elaborado com a casta Pinot Noir. O produto ganhou espaço permanente na coleção de Design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA). Três anos mais tarde, com conhecimentos de física e química, ele criou um catálogo de taças indicadas para cada variedade de uva. Em 1973, as taças foram aperfeiçoadas com a introdução das primeiras taças da linha Sommeliers, a mais aclamada do mundo do vinho.

Georg Riedel, da 10 ª geração, estreitou laços com enólogos e produtores, como Angelo Gaja e Robert Mondavi, para aprimorar a pesquisa e desenvolvimento de seus produtos e se aproximar do mercado fino de vinhos. Ele estendeu a linha Sommeliers (que hoje conta com 106 copos) e criou as linhas Extreme Vinum, especificamente para vinhos do Novo Mundo, e Vitis, uma coleção de copos elegantes, produzidos com a mais contemporânea tecnologia de vidros.

Na imprensa especializada, a marca Riedel é sempre citada como a mais conceituada grife de copos de vinho. Para o crítico Robert Parker, “as melhores taças, tanto tecnicamente como hedonisticamente, são produzidas por Riedel. O efeito que estas taças exercem sobre o vinho é profundo. Não é possível enfatizar o suficiente a enorme diferença que elas fazem.” Para a revista Time “a família Riedel nunca colocou seu nome em uma única garrafa de vinho mas, nos últimos 50 anos, fez mais para aumentar o prazer dos enófilos do que praticamente qualquer outra dinastia do mundo do vinho” .


Taças Riedel Vinum XL: específicas para cada variedade de uva

Degustação e jantar com Mr. Riedel
Local: Restaurante Terraço Itália – Av. Ipiranga, 344 – 41º andar – São Paulo
Data: 6 de junho (quarta-feira), às 20h
Valor: R$ 390,00 (inclui as três taças Riedel que serão utilizadas na degustação)
Reservas e informações: (11) 3372 3401

Fonte:  Sofia Carvalhosa, Viva Kauffmann e Renata Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s