Alemanha Groove traz a cena musical alemã para o Sesc Pompeia e Taubaté

De Phazz - divulgação 2

Tradicionalmente, um país que está sempre na vanguarda das artes, a Alemanha foi berço de diversas iniciativas artísticas e até hoje é sinônimo de inventividade, criatividade e ousadia na cultura. Na seara musical, o Nu Jazz / Electro Swing é um dos grandes destaques da cena contemporânea, um movimento que acontece principalmente na Europa e tem a Alemanha como o grande centro dessa manifestação. O Nu-jazz é um termo surgido na década de 1990 para reverenciar o gênero jazz misturado a outros elementos e estilos musicais, como o funk, a soul music, a música eletrônica e outras improvisações livres. Já o Electro Swing é um gênero musical que mistura o swing com elementos eletrônicos. A partir do início da última década, essa cena cresceu de maneira surpreendente, misturando línguas e nacionalidades, e buscando seus elementos no passado para produzir algo extremamente atual.

O Nu Jazz / Electro Swing começou a se fortalecer na Alemanha há cerca de 8 anos, rapidamente ocupou a parada de sucesso local e se expandiu para outros países da Europa e para o Japão. Agora, o projeto Alemanha Groove traz um pouco desse clima e muito dessa sonoridade para o Sesc Pompeia dias 6, 7, 8 e 9 de junho. A mesma programação acontece sempre um dia antes, na unidade de Taubaté, de 05 a 08 do mesmo mês.

O Nu Jazz / Electro Swing, como o próprio nome sugere, é uma mistura de jazz, soul, funk, música latina e música eletrônica, numa roupagem musical bastante contemporânea. Eles mesclam os estilos, bebendo no passado e trazendo uma sonoridade mais atual para o jazz. A grande maioria dos músicos é alemã e eles costumam cantar em inglês. O nome mais conhecido da cena, um dos precursores, e que virá para o festival, é o De-Phazz. Além dele, vão se apresentar no festival Tape Five, Club Des Belugas, Brenda Boykin, Bebo Best e Bahama Soul Club. Toda noite terá a participação de um DJ na abertura e no intervalo dos shows. São eles: DJane Lady Smiles, DJ Gardener of Delights e DJ Detlef. No domingo haverá uma noite especial exclusivamente com os DJs acompanhados por percussão e sax. Na quarta à tarde, Brenda Boykin vai dar um workshop sobre técnica vocal e a influência do blues no seu trabalho no Sesc Taubaté.

O cenário do festival, assinado pela Laborg, segue o conceito do estilo musical e é inspirado no cinema antigo, pin-ups e no universo dos gangsters, todos elementos que permeiam o imaginário do Nu Jazz / Electro Groove.

Realização: Sesc

Produção: Circus Produções Culturais

Curadoria: Paulo Aliende

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s