17/5: Dia Mundial da Internet – tendências e recomendações de segurança

Imagem

Imagem: Google

Esta sexta-feira, 17/05, marca o Dia Mundial da Internet. A Symantec reconhece a importância global desse recurso, especialmente pelas possibilidades que apresenta para as sociedades e nações para a realização de suas atividades diárias.

Por isso, a Symantec gostaria de lembrar aos usuários e empresas da importância de proteger pró-ativamente seus ativos mais valiosos, a fim de evitar que uma ameaça virtual coloque em risco as suas informações. A seguir, a empresa apresenta algumas tendências em termos de segurança na Internet e recomendações para navegar de forma segura.

Você sabia?

• Os sites confiáveis são alvo de grande parte da atividade maliciosa. 61 por cento dos sites maliciosos são, na realidade, sites legítimos que foram comprometidos e infectados por código malicioso;

• O malvertisement também é uma fonte de infecções nos sites. Esse método consiste na compra pelos criminosos de espaços publicitários em sites legítimos, utilizados por eles para esconder seus códigos de ataque;

• Os sites sobre temas de negócios (7,7 por cento), tecnologia (5,7 por cento), blogs (4,5 por cento) e compras (3,6 por cento) estão entre as categorias de sites mais infectados com malware.

Recomendações

• Mantenha-se informado sobre as últimas técnicas empregadas pelos criminosos virtuais;

• Não compartilhe suas senhas e use uma combinação de números, letras e símbolos.

• Cuidado com os lugares por onde navega. Se tiver dúvida sobre a segurança de um site, verifique se o site é criptografado com um certificado SSL. Procure o cadeado no canto inferior do site, “https” ou a barra de endereço verde ao inserir informações pessoais ou financeiras.

• Cuidado com as informações que recebe e compartilha. Muitos dos arquivos que circulam online contêm vírus ocultos que podem provocar perda de informações quando você aceita e/ou baixa o documento.

• Suspeite de e-mails não solicitados. É importante ter atenção especial para os links incluídos nessas mensagens, pois podem se tratar de ameaças de malware ou phishing. Um único clique poderia entregar o controle do seu computador nas mãos de um criminoso virtual.

• Implemente uma solução completa de segurança. A tecnologia, aliada à adoção de práticas recomendadas, o ajudará a ficar mais protegido.

Quer saber mais sobre as ameaças virtuais?

Leia o Relatório sobre ameaças à segurança na Internet, Volume 18 (ISTR).

Rafael Aragão | Innovation and Technology Group | Burson-Marsteller Brasil

Chedid Jafet, 222 – Bloco C – 5° andar – CJ. 52 – 04551-065 – São Paulo – SP

+55 (11) 3094-2285 | + 55 (11) 98550-9841

rafael.aragao@bm.com

http://www.bm.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s